Devo adiar a minha viagem devido ao surto de coronavírus de 2019?

Devo adiar a minha viagem devido ao surto de coronavírus de 2019?

Devo adiar a minha viagem devido ao surto de coronavírus de 2019? 

A resposta depende do país específico. 

Existem três níveis de avisos:
Em primeiro lugar existem países para os quais todas as viagens consideradas não essenciais devem de momento ser evitadas por todas as pessoas. São eles a China, Coreia do Sul, Irão e Itália.

Em segundo lugar existem países onde está a ocorrer transmissão do vírus ao nível da comunidade, ou seja, fora dos hospitais e dos centros de saúde. É o caso do Japão. Nestes locais as viagens por parte de idosos e de pessoas com doenças médicas crónicas do sistema respiratório, imunitário ou qualquer outro que possa aumentar a fragilidade do viajante, devem ser evitadas. Mas não existe qualquer recomendação para que adultos saudáveis tenham de cancelar ou adiar as suas viagens. 

Devem, no entanto, praticar medidas básicas de prevenção, como:

1 – evitar o contacto com pessoas doentes,

2 – evitar tocar nos olhos, nariz e boca com mãos não lavadas,

3 – lavar as mãos, com frequência, com água e sabão, durante pelo menos 20 segundos (que é mais ou menos o mesmo tempo que demora cantar os parabéns a você em Português),

4 – usar um desinfetante para as mãos à base de álcool quando não for possível lavar as mãos,

5 – se espirrar ou tossir fazê-lo para um lenço descartável deitado imediatamente ao lixo,

6 – ou espirrar ou tossir para o cotovelo, se não tiver lenços.

Por último, existem países que estão “em observação”, como Hong Kong, Singapura, Tailândia e Taiwan. Nestes locais não existem para já recomendações para adiar ou cancelar viagens, seja por idosos, doentes crónicos ou viajantes no geral. Mas é boa ideia praticar as mesmas medidas.

Esta lista vai ser atualizada à medida que o surto progride. Consulte a lista mais recente antes de tomar qualquer decisão em www.bit.ly/possoir.

Confira também o site da DGS relativo ao assunto: https://www.dgs.pt/corona-virus.aspx

Deixe uma resposta

Close Menu